terça-feira, 7 de junho de 2011

Agricultura

A agropecuária continua sendo alavanca que impulsiona o crescimento da cidade. Paranavaí possui uma intensa atividade agrícola. A produção de mandioca abastece dezenas de farinheiras e fecularias. Milhares de toneladas de mandioca são processadas por dia no município. Paranavaí é o maior produtor estadual de mandioca, respondendo por 24% das 3,9 milhões de toneladas que o Paraná produz anualmente.
 
A citricultura é outra marca da cidade, que ficou conhecida como a "capital da laranja". Paranavaí é o segundo município do estado em produção de frutas, com 17% das 750 mil toneladas anuais.
A cidade conta com duas indústrias processadoras de laranja, que produzem suco concentrado para exportação, principalmente para a Europa.
 
O noroeste do Paraná possui 36% do rebanho bovino do estado, estimado em 9,7 milhões de cabeças. A região detém quase 60% de todos os frigoríficos do Paraná. Os frigoríficos de Paranavaí também exportam a maior parte de sua produção para Europa. A cidade também se destaca na produção de leite e derivados. Paranavaí é responsável ainda por 6% de todo o leite produzido no estado.
 
A atividade agroindustrial cresceu sensivelmente em Paranavaí. O crescimento no setor garantiu ao município a quarta posição no ranking das cidades com maior oferta de emprego no estado. A partir de projetos da Prefeitura de Paranavaí, foi criada a ADAP (Associação de Desenvolvimento da Agroindústria de Paranavaí), que reúne dezenas de micro-empresários da agroindústria, gerando milhares de empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário